5 brasileiros que ganharam destaque no tradicional programa de rádio BBC Radio 1, da lenda Pete Tong



Uma das estações musicais mais diversificadas da atualidade, a BBC Radio 1 é mundialmente reconhecida por dar espaço a artistas criativos e talentos repletos de potencial, sejam eles novos ou renomados nomes da música eletrônica mundial.
Com mais de três décadas de história, Pete Tong comanda a programação de música eletrônica da emissora. DJ renomado, Pete Tong assegura sua reputação como “embaixador global da música eletrônica”, com extensa trajetória como curador na rádio e lançando inúmeros mixes best-sellers, revelando clássicos ao público. Naturalmente, garantir um posto com um mix assinado por Pete Tong é um grande desejo para os produtores musicais.
Recepcionando produtores de todos os segmentos, os brasileiros têm ganhado cada vez mais espaço no programa de Pete Tong, entregando um verdadeiro show de ritmo e brasilidade durante seus sets. O que solidifica a sonoridade made in Brazil na indústria musical.
Conheça cinco nomes brasileiros que passaram pelo programa de rádio BBC Radio 1!
Uma das principais representantes femininas da música eletrônica do Brasil, ANNA é conceituada na Europa pela sua sonoridade que dialoga com o techno, melodic techno, indie, em uma experiência hipnotizante. Sua estreita relação com a meditação e espiritualidade transformaram sua abordagem musical, desenvolvendo um trabalho singular e fascinante. Explorando timbres e técnicas, sua obra a levou aos maiores clubs e festivais no mundo, como Time Warp, Tomorrowland, Coachella e ao canal de transmissões Cercle. Em maio de 2023, a artista levou sua seleção especial ao BBC Radio 1. Confira o Essential Mix de ANNA para o BBC Radio 1 aqui!

*Imagem: divulgação.
Vanguardista, Curol tem se tornado uma das figuras mais influentes do afro house brasileiro. Com sua abordagem sensível, Curol desenvolveu uma sonoridade autêntica que combina timbres orgânicos, percussões afro-brasileiras e o groove da house music, em um resgate da ancestralidade. Assim, Curol garantiu posição de destaque em grandes eventos como Rock in Rio, Lollapalooza e Tomorrowland Brasil. A brasileira tornou-se a primeira mulher a assinar um set no Soundsystem, no dia 18 de junho no BBC Radio 1. Escute aqui!

*Imagem: divulgação.
Veterano na cena musical, Gui Boratto tem um extenso trabalho reconhecido como produtor musical e engenheiro de som há mais de 20 anos. Tendo colaborado com artistas influentes de diversos gêneros, suas contribuições se fazem presentes nos projetos L_CIO, Shadow Movement e Elekfantz. Suas empreitadas o tornam pioneiro na cena eletrônica brasileira e mentor de novos talentos, sem contar seus lançamentos de sucesso que ultrapassam milhões de streams. O brasileiro apresentou sua seleção na BBC Radio 1 em março de 2009, com sua sonoridade que mistura sub vertentes do techno e do house com influências do trance. Escute aqui!

*Imagem: divulgação.
Vintage Culture é um dos principais representantes da música brasileira no mundo, o que o torna um dos produtores mais requisitados da atualidade. Trazendo desde a última década sua contribuição para o reconhecimento da nossa música eletrônica, o produtor é presença frequente nas playlists mais virais do Spotify, com mais de 9 milhões de ouvintes mensais. Graças à sua sonoridade autêntica e multifacetada, participa dos principais festivais da indústria musical, como Coachella, Burning Man, Exit Festival, Tomorrowland, Time Warp e elrow. No dia 30 de julho de 2022 o artista apresentou sua mix especialmente selecionada para o programa Essential Mix de Pete Tong, lembrando que essa não foi a sua primeira vez no BBC Radio 1. Escute seu set aqui!

*Imagem: divulgação.
Maz fez a sua estreia no BBC Radio 1 recentemente, em março deste ano. O DJ e produtor tem se tornado um dos grandes representantes brasileiros mundo afora, com sua abordagem inovadora para a house music que combina o groove eletrônico com ritmos e timbres regionais. Líder nas paradas musicais, Maz coleciona hits de sucesso, especialmente com seu sócio Antdot, entre elas, “Povoada”, “Brisa” e “Corpo e Canção”, na Dawn Patrol Records . O próprio anfitrião Pete Tong, afirmou que Maz tem conseguido marcar seu lugar nos seus sets. O episódio, que teve como tema o 'tempero brasileiro', contou com um mix especialmente selecionado por Maz, misturando sucessos conhecidos e novidades não lançadas. Pete Tong não escondeu o potencial que enxerga no produtor. “A gente simplesmente adora a vibe dele", revelou. Escute o set de Maz para a BBC aqui!

Leia também: Com Maz e Badsista, Tomorrowland revela os 20 artistas mais promissores de 2024

Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece